Direitos e Deveres Sacerdotais

06/05/2011 15:29

Direitos e Deveres Sacerdotais


Em Jeremias 23, Deus está decepcionado com os pastores, mas quando o texto parece sugerir que Deus irá eliminar de sua mente a figura do pastor, Ele arremata: "E lhes darei pastores". Mesmo com as muitas falhas dos pastores e das igrejas, Deus não tem outro plano: Ele decidiu usar a igreja local, bem liderada por um pastor. Nestes dias difíceis, também no relacionamento entre pastor e igreja, quais seriam os direitos e deveres dos pastores? 

O que a igreja deve e pode esperar do pastor (Deveres do pastor)


Leia I Tm 3:1-7 

1)Que aja como homem de Deus
(v.1) “Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja”. O pastor não tem a obrigação de portar-se como um bom arquiteto, ou contador, ou mesmo administrador. É claro que o ministério exige que ele entenda a necessidade de assessoria nas muitas áreas específicas. É vital, porém, que ele seja de fato vocacionado, que revele dependência do Senhor, que seja um homem de oração e da Palavra, que tome decisões a partir dos princípios bíblicos. O homem de Deus está consciente de que suas forças estão no Senhor e demonstra isto no dia-a-dia. O homem de Deus é ainda alguém que discerne as questões espirituais. Ele é um líder espiritual.

2) Que estimule você a crescer
(v .2) “Apto para ensinar”. É comum ver bons pastores preocupados até com a vida acadêmica dos membros de sua igreja. Ele trabalha o tempo todo para o crescimento da igreja. Muitas vezes tem que incomodar os anestesiados. Outras vezes, Deus usa o pastor para sacudir uma igreja acomodada. O pastor tem um plano para fazer a igreja crescer. Ele tem o direito de preferir um método de educação religiosa a outro, mas não tem o direito de aceitar a preguiça intelectual e espiritual de alguns crentes. Um pastor sabe que trabalha na indústria de transformação de vidas.

3) Que seja bem resolvido emocionalmente
(v.2 ) “Temperante, sóbrio”. Há um convento que só aceita candidata à ordem se elas “comerem bem, dormirem bem e rirem facilmente” (Harold Kushner. Quando tudo não é o bastante). O pastor é um trabalhador do departamento de recursos humanos. Ele lida com relacionamentos. Como fará o seu trabalho se ele mesmo é cheio de gritantes problemas emocionais? Nenhuma igreja merece um pastor que vive se defendendo, buscando elogios, tomando decisões precipitadas; muito menos um espancador ou amigo de contendas. O pastor deve estar preparado para ser um servo de todos.

4) Que tenha um caráter irrepreensível
(v.2,6) “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar ... não neófito, para que não se ensoberbeça”. Ser irrepreensível é um tremendo desafio para todo pastor, mas a Bíblia não relaxa nas exigências para aqueles que almejam o episcopado. As roupas sujas de sangue que aceitamos em um açougueiro, não aceitamos em um médico. Práticas que toleramos em alguns profissionais, não admitimos nos pastores. Jó era um homem íntegro, que temia a Deus e evitava o mal. A igreja deve esperar que o seu pastor seja assim também.

5) Que tenha uma família exemplar
(v.2,4,5) “Marido de uma mulher ...pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” Este texto é tão claro que dispensaria comentários. Mesmo assim, o relativismo dos dias atuais leva algumas igrejas a flexibilizar esse ponto quando estão para convidar um novo pastor. Um homem com problemas familiares pode ser um bom profissional em algumas áreas, mas terá terríveis dificuldades para exercer o ministério pastoral. 

6) Que lidere a igreja para Cristo
(v4,5) “que governe bem ...como cuidará da igreja de Deus?”. Nenhuma igreja merece um pastor que trabalha para si mesmo, para construir o seu “império”. O pastor deve conduzir a igreja para Cristo e Sua Santidade. O trabalho do pastor é dizer “Eis o Cordeiro de Deus” ou “Façam tudo o que Ele mandar”. “Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. É necessário que ele cresça e que eu diminua”. 

7) Que tenha disposição para o ministério
(v.1,2) Quem aspira ao episcopado deseja uma nobre função. O nosso texto diz que o episcopado é uma tarefa escolhida. O pastor escolheu este trabalho. Então precisa estar disposto a fazê-lo. Quem suporta um trabalhador que vive reclamando ou fugindo do trabalho? Um pastor compartilhou, certa vez, que dorme com o telefone perto do travesseiro, pois faz questão de atender o telefone preferencialmente no primeiro toque. Alguém disse que ser pastor é saber contar as ovelhas. Ora, a igreja merece um pastor que esteja disposto a contar as ovelhas todas as manhãs, todas as tardes e ainda dormir no portão do aprisco.

8) Que seja apaixonado por missões
(v.7) “É necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora”. Pode-se dizer que “aspirar ao episcopado” equivale a “se desejar a alma dos homens”. Toda igreja merece um pastor apaixonado pelo que Deus está apaixonado: a salvação dos perdidos seja aqui, ali ou lá. Não existe igreja sem missões. A igreja quer escolher um novo pastor? Procure conversar antes com os vizinhos dele.

O que uma igreja deve oferecer ao pastor (direitos do pastor)


A igreja deve esperar muito de um pastor. Também deve oferecer muito.

1) Honra
Fil. 1: 3-11.
Honre a seu pastor como a seus pais. Um jovem pastor estava iniciando um novo ministério e surpreendeu seus filhos chorando de saudade com a foto dos coleguinhas da igreja anterior. Algumas igrejas deixam saudade na memória e na família de seus pastores. “Dou graças a Deus todas as vezes que me lembro de vós”. Considere seu pastor como homem de Deus. Não seja como Saul que não esperou Samuel chegar para o culto. Não se atreva a ocupar o lugar do homem de Deus. Deixe que ele seja o líder da Igreja. A assembléia da igreja toma as grandes decisões, mas é o pastor quem decide se o irmão fulano vai cantar ou não, se o culto vai atrasar um pouco mais ou não e tantos outros detalhes na vida da igreja. Não dispute a liderança com o pastor. Deixe-o sentir realizado em seu ministério. Desfrute bênçãos espirituais de seu ministério. (v.11-14a). Quando tocamos em um homem de Deus no cumprimento de seu ministério, recebemos do poder de Deus que nele opera. Um pastor realmente vocacionado quer ser considerado como ministro do Senhor.

2) Sustento
II Reis 4:8-11
. “Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele...Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se”. Não é útil à igreja ver o seu pastor passando dificuldades materiais, tendo ela condições de evitar isto. Um pastor realmente vocacionado está sempre pronto a trabalhar com uma igreja sem grandes recursos financeiros, mas não tem disposição para trabalhar com uma igreja sem visão de sustento digno, uma igreja que fica contando quantos litros de gasolina o pastor gastou e coisas do tipo. A igreja pode não ter condições de providenciar uma aposentadoria digna para o pastor, mas não há motivo para deixar de pensar no assunto, de procurar idéias criativas e amorosas para que o pastor não tenha dificuldades, seja no presente ou no futuro. Sustento, entretanto, é mais que salário e facilidades. Quando o pastor está liderando um projeto que vem do Senhor, a igreja deve oferecer todo o suporte possível para que ele não faça o seu trabalho “gemendo”.

3) Oração
Ef. 6:18-19 
Orar por um não crente impacta a realidade. Orar por uma pessoa no cumprimento de uma ordem do Senhor é algo ainda mais extraordinário. Alguém já disse que a intercessão realiza o seu poder máximo quando encontra a pessoa, por quem se faz orações, no caminho de Deus, porque, de algum modo, nós oramos o que Deus quer fazer. Cada dia mais pastores estão se convencendo de que o sucesso do ministério depende basicamente de sua rede de intercessores. É algo maravilhoso quando um pastor íntegro trabalha com uma igreja que intercede continuadamente por ele. O líder pastoral precisa de intercessores para prevenção, para proteção e para unção. 

Conclusão

A igreja deve flexibilizar os padrões exigidos para um pastor? Um dentista renomado fez uma cirurgia na filha de um pastor. Questionado pelo fato de não querer cobrar, argumentou que se sentia “honrado em tocar na obra que Deus estava construindo”. O que você acha da atitude deste dentista? Em sua opinião, como os seminários e a Ordem de Pastores podem auxiliar as igrejas no processo de descobrir, capacitar e examinar os vocacionados? Você está decidido a ser apenas bênção na vida de seus pastores?