CURSO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO ã
INTRODUÇÃO
Todos nós possuímos a mesma quantidade de tempo diária: 24 horas. Alguns usam estas horas de forma proveitosa e útil, enquanto outros têm dificuldades em coordenar este recurso tão limitado e precioso.
Se tempo é dinheiro, é importante sabermos aproveitá-lo bem, já que não é possível guardá-lo, vendê-lo, alugá-lo ou fazer qualquer outra coisa, senão somente usá-lo.
Vamos aprender, neste curso, as principais técnicas de utilizar adequadamente o tempo. Vá em frente e persista: você vencerá! Quase todos nós somos muito ocupados, mas sempre haverá espaço para nos aperfeiçoarmos e melhorarmos nosso dia-a-dia.
O único derrotado é aquele que desistiu de lutar !
MÓDULO 1 – COMO TER TEMPO?
Para se ter tempo, é preciso administrá-lo da melhor forma possível.
PLANO DE AÇÃO DIÁRIO
Você precisa adotar um plano de ação para o seu dia. Se não o fizer, irá dedicar tempo precioso àquilo que aparecer primeiro na sua mesa de trabalho.
Trabalhe com o que é IMPORTANTE e não somente com o que é URGENTE. Comece o dia fazendo um esquema geral, com destaque para 2 ou 3 coisas mais importantes que gostaria de realizar. Não permite que suas preocupações diárias lhe impeçam de planejar seu esquema.
Exemplo:
(as tarefas mais importantes e prioritárias estão sublinhadas)
8 horas: Ler o jornal
8.15 horas: Ler relatório da diretoria
8.30 horas: Reunião com chefia
8.50 horas: leitura dos e-mails
9.10 horas: Projeto do novo produto
9.50 horas: Pausa para ginástica
10 horas: Atendimento do cliente IMPORTANTE
11 horas: Redigir relatório da visita do cliente
12 horas: Almoço
13.30 horas: Telefonemas e pendências
14.30 horas: Leitura da correspondência
15.00 horas: Visita á seção de Pesquisa e Desenvolvimento
15.30 horas: Reunião do Departamento Comercial e Marketing
17.00 horas: Revisão final do relatório de visita do cliente
17.50 horas: Programação geral para o dia seguinte
No início, talvez seja difícil você organizar suas tarefas. Compre uma agenda e vá incluindo os horários e tarefas. A medida que o dia for progredindo, vá assinalando o que você já fez. Isto representará uma motivação a mais, já que, ao final do dia, você poderá olhar a lista e (certamente) poderá dizer: quanta coisa que eu fiz!
Se você não gosta de usar agendas prontas, basta copiar o modelo adiante para seu editor de texto, e preencher diariamente ou imprimir para preencher a caneta ou lápis:
MODELO
(copie a partir daqui) è
PLANO DE AÇÃO PARA O DIA ....../........../.......... |
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Horário |
Tarefa |
Efetuada? |
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Tudo bem? Vamos em frente...
CONCENTRAÇÃO!
A melhor maneira de economizar tempo é concentrar-se no que você faz. Não é possível fazer 2 ou 3 coisas ao mesmo tempo. Assuma uma tarefa e concentre as forças nela. Não interrompa para dar uma telefonada, ou para bater papo, etc. VÁ ATÉ O FIM! Poucos problemas resistem a um ataque maciço.
Como aumentar sua concentração? Talvez você terá que desligar o rádio, ou a TV, ou parar de comer e beber durante a execução de suas tarefas... Ler um jornal e ao mesmo tempo tentar redigir um relatório técnico é algo extremamente difícil. Largue o jornal e, apenas, redija o seu relatório!
CRIE MODELOS!
Uma das formas de conseguir ganhar tempo é padronizar certos serviços, como relatórios. Guarde em seu computador modelos ou relatórios que você já elaborou, e utilize-os para fazer novos relatórios (bastando só preencher os dados que são solicitados pelo seu relatório específico).
Tudo o que você faz que é rotina pode ter economia de tempo, padronizando-se os procedimentos.
Por exemplo: utilize-se dos recursos do Word (editor de texto) e do Excel (planilha eletrônica) para guardar relatórios e efetuar cálculos e controles financeiros diários.
Outro exemplo: guarde os documentos que você tem que lidar diariamente em um só lugar (pasta) para ter acesso imediatamente a qualquer um deles, sem perder tempo em procurar nas gavetas ou arquivos.
Exercícios do Módulo 1:
a) Escreva abaixo 2 ou 3 coisas que diariamente você tem de fazer, obrigatoriamente, no seu trabalho:
1.............exemplo: ler o relatório diário de acompanhamento de clientes
2.............
3.............
b) Muito bem, agora estabeleça um horário determinado para que cada tarefa acima seja executada:
Tarefa |
Horário diário |
Exemplo: ler o relatório diário de acompanhamento de clientes |
8.15 ás 8.50 |
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c) Tudo OK? Agora relacione outras tarefas e ações corriqueiras que você precisa fazer, para incluir no seu Plano de Ação Diário:
Tarefa ou Ação |
Tempo necessário por dia |
Exemplo: ler os e-mails |
20 minutos |
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d) Muito bem! Agora organize seu dia, com base nos exercícios b e c anteriores (se necessário, use o modelo sugerido nesta lição). Você consegue!
MÓDULO 2: PAUSAS E ORGANIZAÇÃO...
Uma das nossas tendências, quando estamos com pouco tempo, é tentar fazer tudo ao mesmo tempo, no mesmo dia, nem que para isso fiquemos trabalhando até as 23 horas...
PAUSAS!
Mas trabalhar durante longas horas, sem fazer um descanso, não é bom modo de aproveitar eficazmente o tempo. A energia acaba e o tédio instala-se, cansaço físico e mental terminam por sepultar o aproveitamento. Trocar, por alguns minutos, um trabalho mental por um físico (caminhar, respirar intensamente, exercícios leves, etc.) ajuda a recuperar o ânimo.
Não pense que um repouso é desperdiçar tempo. Ele aumentará a eficiência, beneficiando sua saúde, na medida que alivia a tensão. Tudo o que contribua para manter sua boa saúde é um bom emprego do seu tempo!
ORGANIZAÇÃO DA PAPELADA...
A pior coisa para perdermos tempo é a confusão de papéis sobre a mesa. A desordem prejudica a concentração, provoca tensão e frustra-nos com a sensação que estamos “soterrados”.
Sempre que sua mesa esteja se tornando caótica, reserve algum tempo para organizá-la: separe os papéis em 4 montes:
1) o que vai direto para o lixo (coloque imediatamente na cesta!): propagandas, papéis velhos, anotações gerais...
2) providências imediatas
3) prioridade menor
4) para leitura posterior
Arquive somente o que é imprescindível. Arquivar muitos documentos multiplica a necessidade de espaço e tempo para administrar, tanto o espaço quanto o arquivamento.
Ao final do dia, limpe a mesa. Assim, o seu dia seguinte começará livre e sem entulhos do dia anterior.
Arranje 3 pastas de cartolina e coloque os papéis em cada pasta (cada pasta deve Ter uma cor diferente, para facilitar). Exemplo:
Pasta Azul: Para leitura posterior
Pasta Verde: Prioridade menor
Pasta Vermelha: Prioridades imediatas!
Muito bem! Agora você já sabe o que atacar de frente: a pasta vermelha (prioridades imediatas!). Vá em frente e você obterá... uma grande vitória!
AS TAREFAS A LONGO PRAZO...
Sempre existem aquelas tarefas que temos um prazo para entregar, etc.
São tarefas que, nossa tendência, é deixar para o “último dia”... Não faça isto!
Aplique um plano rápido e pequeno para você vencer uma grande tarefa, com prazo marcado. Veja o seguinte exemplo:
TAREFA: Escrever o relatório anual de desempenho de minha seção.
Prazo para entrega: 25 de março
Distribuição das tarefas menores:
Data |
Executar: |
10 de fevereiro |
Procurar o relatório do ano anterior para servir de modelo |
15 de fevereiro |
Pedir para o pessoal escrever, em 10 a 20 linhas, o que acharam que realizado de importante no ano anterior (novos clientes, treinamento, nova forma de trabalho, etc.) |
10 de março |
Escrever a primeira versão do relatório, juntando o modelo + o que o pessoal já escreveu |
20 de março |
Revisão e alterações |
25 de março |
Enviar o relatório para a Diretoria |
Viu como é fácil?
Use este Modelo:
Nota: após preencher, coloque na pasta VERDE (prioridade menor), e, perto do prazo da entrega da tarefa, coloque na pasta VERMELHA (prioridade imediata).
Copie a partir daqui è
PLANO DE EXECUÇÃO DO PROJETO/TAREFA: |
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DATA |
EXECUTAR: |
Foi feito? |
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