TÉCNICA VOCAL

15/05/2011 14:51

TÉCNICA VOCAL

Poderia resumir na prática o que entendo por técnica vocal:

- "procurar uma forma de cantar usando pouca ou nenhuma força e obter uma voz vigorosa e brilhante, suave e doce ou qualquer coisa que quiser fazer com ela". A técnica não deve ser um livro de milhões de regras inúteis que você faz sem perceber os resultados na sua arte, não deve ser uma prisão, deve, sim , conquistar a liberdade, a facilidade para cantar. Chamo e redefino técnica vocal de CANTO CONSCIENTE.

Experiências 1

Pré-aquecimento

Para que o aluno demonstre disposição no trabalho vocal, tanto para a aula quanto nos constantes estudos, é necessário despertar o corpo. Articulações, músculos e sentidos são despertados nessa sugestão de um ritual de pré-aquecimento: Os exercícios de pré-aquecimento servem para um relaxamento corporal, porisso devem obedecer um ritmo lento e profundo - SEM PERDER A CONCENTRAÇÃO!

A) pés colocados lado a lado, paralelos, com as articulações dos joelhos soltas;

B) o corpo ereto, com braços soltos ao longo do corpo;

C) o olhar para frente, sem contudo dispersar a atenção no horizonte.

Agora sim!

1) boceje muito e espreguice à vontade até sentir o corpo leve e disposto;

2) movimente lentamente a cabeça para frente até tocar o queixo no esterno, movimente-a para frente e para trás procurando tocar a nuca nas costas.( como se respondesse um SIM bem expressivo com a cabeça). Execute por 5 ou 6 vezes, alongando o pescoço sem estressá-lo.

3) Olhe para frente agora. Movimente a cabeça de maneira a olhar por cima de um ombro e depois, mantendo o ritmo lento, movimente a cabeça de maneira a olhar por cima do outro ombro.

4) Olhe para frente. Procure tocar lenta e alternadamente cada orelha no respectivo ombro (orelha direita toca o ombro direito, orelha esquerda toca o ombro esquerda).

5) Feito isso, toque o esterno com o queixo e comece a girar a cabeça sobre o pescoço. Faça bem amplo sem mexer o corpo, somente a cabeça.

6) Puxe os ombros, simultaneamente, para trás e movimente-os em círculos com se fosse abrir e fechar o peito. Repita no sentido contrário.

7) Mãos na cintura. Gire o quadril em círculos para ambos os lados.

8) Dê chutinhos no ar com as pernas e pés bem relaxados.

Respeite as necessidades de seu corpo. Investigue-se. Descubra-se. Aceite-se.

As limitações são parte do desafio.

Confie em seu potencial, só assim você se sentirá preparado para exercitar, vencer desafios e tomar posse do seu corpo e fazê-lo obedecer. Às vezes o mais fácil, aparentemente, é o mais trabalhoso.

DICA PARA NÃO ESQUECER:

"O óbvio funciona!"

o próximo passo: RESPIRAR